.

Engenharia reversa e digitalização 3D

Entenda como estes tópicos estão relacionados

O que é engenharia reversa

Explicando de maneira bem simples, engenharia reversa é: pegar um dispositivo, máquina, objeto, produto, equipamento, peça ou montagem existentes e refazer o seu design ou projeto visando um dos objetivos a seguir:

  • Fabricar uma réplica da peça, quando ela não puder mais ser comprada;
  • Modificar o design de uma peça, visando sua otimização;
  • Criar o desenho CAD, quando os originais não estão disponíveis;
  • Projetar uma peça de reposição, a partir de outra peça existente;
  • Análise computacional;
  • Digitalizar protótipos artesanais ou industriais;
  • Armazenar desenhos CAD para uso posterior (documentação);
Captura de tela 2024-03-22 164317.png

O processo de engenharia reversa consiste, basicamente, em 5 etapas.

Captura de tela 2023-10-26 180254.png

Você precisa da engenharia reversa?

  • Determine o seu objetivo e entre em contato conosco;
  • Nos diga qual peça, produto, dispositivo, máquina ou outros itens que serão analisados;
  • Iremos inferir qual foi o processo de fabricação e montagem originais do objeto;
  • Se precisar e concordar, vamos propor e executar melhorias de design;
  • Nós vamos documentar todos os arquivos e dados adquiridos durante os trabalhos para entrega!

Nesse cenário entra a digitalização 3D

A depender do objeto de estudo, os dados dimensionais e geométricos são extremamente complexos de serem adquiridos, com precisão, com as ferramentas tradicionais de medição. Por isso, a digitalização 3D é a forma mais avançada e precisa disponível hoje para esta finalidade.

Sem título3.png

Após a digitalização 3D (ou escaneamento 3D), uma nuvem de pontos é obtida. Essa "nuvem" é um conjunto pontos que carregam dados coordenadas cartesianas (X, Y, Z) no espaço. Os pontos podem representar uma forma ou objeto 3D. Como resultado dos processos de digitalização 3D, as nuvens de pontos são usadas para muitas finalidades, inclusive para criar modelos 3D de design auxiliado por computador (CAD) para peças fabricadas, para metrologia e inspeção de qualidade, e para uma infinidade de visualizações, animações, renderizações e aplicações de personalização em massa. As mesmas nuvens de pontos citadas acima, serão convertidas, em software profissional, para uma malha triangular, que consiste de planos criados pela ligação dos pontos da nuvem. E não se preocupe com os termos técnicos, pois os algorítimos dos programas que utlizamos, fazem todo o trabalho de tratamento dos dados da digitalização para conseguirmos os melhores resultados! Com a malha triangular definida, partimos para a fase de modelamento paramétrico. É importante observar que: no passo anterior (malha triangular) já temos o modelo 3D do objeto em questão, do qual já seria possível fazer a impressão 3D ou prototipagem rápida, porém, em muitos casos, se faz a opção pelo modelamento paramétrico. Porque? Modelos paramétricos são sólidos 3D editáveis com definição de atributos, como: densidade, peso, medidas nominais e outros parâmetros, para que depois, se necessário, seja possível também fazer o detalhamento 2D completo de todos componentes. Pronto, os modelos 3D já ficam disponíveis para fabricação, prototipagem, estudos e outras atividades, como a análise de desvios.

Difícil? Para a RVR Works, não.

Somos especialistas, contamos com profissionais qualificados e capacitados para realizar estes e outros serviços que você pode conferir clicando aqui.

Possuimos escaneamento de curto/médio alcance e alta precisão, que chega a 0,05mm de resolução entre pontos e precisão de 0,04mm. A eficiência de acquisição de dados é de 1.200.000 pontos por segundo, garantindo enorme riqueza de detalhes e alta densidade de nuvem de pontos. Além disso, fornecemos também escaneamento com luz estruturada e textura totalmente em cores.

Sem título2.png

Além disso, temos equipamentos portáteis que permitem atendimento e serviços especializados, em qualquer local do Brasil ou do exterior, de maneira prática e rápida.

Vantagens

Quais são os benefícios de se fazer engenharia reversa?

  • Benchmarking: Saiba como estão os seus produtos, processos e serviços em relação ao do seu concorrente;
  • Desempenho: Melhore o desempenho de uma peça ou produto, sem aumentar o seu custo;
  • Corrigir erros de projeto: Abra um modelo 3D para corrigir um erro de projeto que causa problemas;
  • Desenvolver um novo produto: Não comece seu design do "zero", com o modelo 3D digitalizado fica mais fácil se basear em um design existente para propor um produto novo e diferenciado;
  • Custos: veja abaixo como você vai reduzir seus custos consideravelmente

Reduzindo os custos e aumentando a lucratividade

* Reutilize equipamentos e dispositivos que estão sem uso:

Com a engenharia reversa você vai reaproveitar todos os itens que estão parados por falta de projeto ou "as-built". Isso é mais barato em comparação a projetar, construir e comprar tudo novo.

 

* Desenhista ou projetista focado:

Não há necessidade de enviar o desenhista-projetista, com caderno e lápis, para fazer levantamento dimensional das peças em prática. Além de gastar muito tempo, está sujeito a erros de anotação e acidente de trabalho. Com o escanemanto 3D, os dados coletados são altamente precisos, seguros e rápidos de serem adquiridos, propiciando economia e qualidade melhores para sua empresa.

 

* Tenha peças de reposição:

Seu equipamento, máquina ou dispositivo antigo nao possui desenho? O fabricante também não possui? Com a engenharia reversa fazemos o desenho construtivo da peça para reposição. Portanto, aquele componente que faltava para você evitar de comprar uma máquina nova, pode ser re-fabricado com a nossa ajuda.

 

* Assegure que um item está bom para coloca-lo em uso:

Tenha certeza que aquele componente ou produto fabricado está pronto para ser colocado em uso, pois, se não estiver, você corre o risco de ter um grande retrabalho e perdas financeiras consideraveis. Fazemos a digitalização 3D para análise de desvios dimensionais e saber se o item foi construido conforme desenho.

 

* Faça manutenção com tranquilidade:

Existe sempre aquela máquina que é necessário desmontar para manutenção, mas onde estão os desenhos para remontagem? É nessa hora que surgem as dúvidas, os problemas e o tempo joga contra. Ainda mais se a máquina for montada erroneamente, só dor de cabeça. A RVR Works vai entregar o desenho de conjunto e montagem completo. Assim, o manutentor vai ter uma instrução para montar, evitando inconvenientes, economizando tempo.

 

Análise de desvios

A comparação entre os dados obtidos no escaneamento e um modelo 3D paramétrico existente ou novo, é chamada Análise de desvios. Essa análise resulta de um gráfico, bem simples e descomplicado, que mostrará através de um mapa de cores, as diferenças dimensionais entre o 3D modelado (teórico) e o 3D obtido através do escaneamento (malha triangular). Portanto ela é útil não só na engenharia reversa, mas também na verificação dimensional de peças fabricadas para o uso. Sendo possível: confirmar que a peça está em conformidade com o padrão pré-estabelecido, garantir que a peça atenda à intercambialidade de fabricação e fornecer meios para descobrir e corrigir deficiências construtivas.

Exemplos

1- Objeto real

2- Nuvem de pontos

3- Malha triangular

4- Modelo parametrizado

5- Análise de desvios

6- Detalhamento