.

Aplicações do escaneamento 3D

.

Indústria Automotiva

GOPR5369.jpg

A RVR Works pode ser o parceiro chave na indústria automotiva. Tendo trabalhado com muitos fabricantes como Renault, Chrysler, Fiat, Jeep, GM e PSA, temos experiência com todos os desafios que a indústria automotiva apresenta. Podemos oferecer serviços de engenharia 3D de alta qualidade aos nossos clientes da indústria automotiva. A tecnologia portátil de digitalização 3D pode ser usada para aplicações como: As-built de dispositivos, health-assessment de equipamentos, engenharia reversa, design, prototipagem, simulação, fabricação, controle de qualidade e inspeção.

 

div-preto.png

Indústria Metal Mecânica

div-branco.png
DISPOSITIVO-GIRATORIO-PARA-SOLDAGEM-CHASSI-PSA.jpg

Desde a fabricação de equipamentos para a indústria da mineração, passando pela obtenção das chapas de aço na siderurgia, até a fase de caldeiraria, soldagem e montagem, sempre é possível utilizar o recurso do escaneamento para ter o 3D de itens como foram construidos, capturar rapidamente todas as medidas físicas de qualquer objeto, economizando tempo no trabalho de projetação e fazendo otimizações de engenharia inerentes a peças fabricadas. Além disso, é possível comparar o modelo “como projetado” com a condição “como construído” das peças fabricadas e verifcar possíveis erros ou desvios antes do funcionamento.

 

div-preto.png

Indústria Aeroespacial

dia-da-industria-aeronautica-brasileira-1293326562-d4aa1.jpg

Protótipo do KC-390, fabricado pela Embraer / Crédito: Sgt.Batista/ Agência Força Aérea Brasileira

 

Digitalização 3D de peças de aeronaves, com geometria complexa e equipamentos do processo de fabricação de aeronaves.

 

 

div-preto.png

História e Arte

arte-fenicia-escultura-1500295604.jpg

Escultura fenícia, feita em barro, encontrada em Cádiz. Foto: Jose Manuel Revuelta Luna

 

A digitalização 3D está sendo cada vez mais usada entre artistas e historiadores. A digitalização de artefatos para criar versões reproduzíveis impressas em 3D ou para arquivamento e curadoria é um dos principais usos dessa indústria. A digitalização 3D permite que todas as formas de herança cultural sejam classificadas, medidas, analisadas e até compartilhadas entre a comunidade de pesquisadores. Cópias perfeitamente idênticas, ricamente detalhadas e em escala real de uma peça ou escultura também representam uma oportunidade, não apenas para preservar, mas para ensinar e permitir que os interessados ​​tenham acesso prático sem arriscar danificar um item de valor inestimável. Talvez um historiador da arte esteja procurando restaurar um artefato que se degradou ao longo do tempo? A digitalização 3D é a técnica perfeita para auxiliar na restauração e conservação eficazes. Os artistas podem usar a digitalização 3D para adicionar objetos e imagens da vida real ao seu trabalho. 

Indústria da moda

3oco6soa-900.jpg

Foto: Sapatos da Nike Modelo 3D por Radju988 / turbosquid.com

Calçados e até mesmo roupas podem ser digitalizados.

div-preto.png

Design de novos produtos

captura de tela_1.png

Em um aspecto semelhante à engenharia, a engenharia reversa é fundamental para desenhar a maioria dos produtos. Ao trabalhar com uma clientela exigente, são bem-vindas técnicas que auxiliem em melhores resultados e um retorno mais rápido. A introdução da digitalização 3D certamente proporciona isso.

div-preto.png

Medicina

t7o0i98k-900.jpg

Digitalização 3D da mão Modelo 3D por RUSTtm88 / turbosquid.com

21-pro-digits-prothesehand.jpg

Foto: https://www.mepits.com/ / Bionic Fingers

A tecnologia 3D provou ser uma ferramenta crucial nas indústrias relacionadas à saúde.  Uma aplicação para a tecnologia 3D nessa área são as próteses. A digitalização 3D permite o design e a produção de um membro protético que é medido com uma precisão notável, o que significa máximo conforto, mobilidade e redução da dor. Juntamente com a impressão 3D, esse processo é uma fração do tempo e do custo dos métodos tradicionalmente usados. Cada vez mais, a digitalização 3D também está sendo usada por profissionais de saúde para estudo detalhado de partes do corpo, por exemplo, antes de um procedimento cirúrgico. O planejamento e a preparação completos do local dão aos médicos e cirurgiões a oportunidade de tomar decisões mais informadas e melhorar as taxas de sucesso cirúrgico. 

div-preto.png

Ciência e pesquisa

896c39ca16e147ef93ba11c788390cbd.jpeg

Foto: https://sketchfab.com/bartv / Sketchfab

 

A digitalização 3D permite o estudo detalhado de qualquer objeto. A qualquer momento, pesquisadores de todo o mundo estão estudando uma variedade infinita de materiais. De topografia avançada a medições ópticas e arquivamento, a introdução da digitalização 3D abre muitas possibilidades. À medida que continuamos a projetar e desenvolver materiais mais eficazes para uma variedade de propósitos, geralmente procuramos imitar materiais naturais por suas propriedades superiores, sejam estruturas vegetais ou até fósseis. Que melhor maneira de estudar esses arranjos complexos e criar um novo design do que digitalizando e estudando em alta resolução.

 

div-preto.png

Corpo inteiro

div-branco.png
Shining-3D-EinScan-face-and-body-3D-scanning.png

Foto: Divulgação Shining 3D

Com a tecnologia 3D vêm as infinitas possibilidades de personalização. Como não há dois corpos humanos exatamente iguais, que melhor assunto usar ao criar um modelo 3D exclusivo. Existem vários serviços abertos em todo o mundo que permitem que o usuário seja digitalizado em 3D e leve para casa seu próprio modelo de réplica de si mesmo.

Análise estética do corpo, criação de avatares e roupas ajustadas sob medida são apenas mais algumas das aplicações relacionadas à digitalização 3D de corpo inteiro.

div-preto.png

Animação, realidade virtual e jogos eletrônicos

jogos-de-carros-1067x600.jpeg

Foto créditos: Microsoft, Forza Horizon 4

A indústria de jogos está passando por um rápido avanço e a digitalização 3D parece estar desempenhando um papel fundamental nesse crescimento. A digitalização de pessoas e ambientes está sendo realizada para fornecer simulação realista por meio da gamificação. O recente advento de headsets de realidade virtual acessíveis também está provando ser uma força motriz no avanço recente e no aumento do uso da digitalização 3D. Os principais desenvolvedores de jogos vêm criando personagens de jogos com digitalização 3D há algum tempo, no entanto, à medida que a facilidade de uso e a acessibilidade aumentam, mais desenvolvedores de jogos e aplicativos de pequeno e médio porte podem usar a digitalização 3D para oferecer aos jogadores uma melhor experiência de usuário.