.

 

Estudo de caso

Digitalização 3D da Imagem de N. Sra. Mãe Augusta do Socorro, tombada pela Prefeitura Municipal de Barão de Cocais-MG

 

Patrimônio histórico

Monumentos e obras históricas estão sujeitas a deterioração e acidentes, como  por exemplo no incêndio na Catedral de Notre Dame, na França (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47939068)  e no Brasil, no caso do risco de rompimento da barragem Sul Superior, da mina Gongo Soco em Barão de Cocais-MG. Neste caso no interior de Minas Gerais, obras de 300 anos, tombadas pelo patrimônio histórico municipal, tiveram que ser retiradas do local original por motivo de segurança. Saiba mais nos links abaixo:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/14/obras-de-igreja-do-seculo-xviii-de-barao-de-cocais-sao-retiradas-por-motivo-de-seguranca.ghtml

https://www.otempo.com.br/cidades/tradicao-religiosa-de-mais-de-300-anos-esta-ameacada-em-barao-de-cocais-1.2186383

ipatrimonio_Barão-de-Cocais-Imagem-de-Nossa-Senhora-Mãe-Augusta-do-Socorro.jpg

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Barão de Cocais

Mas como a digitalização 3D colabora com a preservação histórica?

Memória cultural

A Igreja Nossa Senhora Mãe Augusta do Socorro, onde estavam as obras, é de 1737, remetendo ao primeiro ciclo do ouro, com a chegada dos bandeirantes na região. Para saber um pouco mais sobre a história de cidade de Barão de Cocais:

As peças retiradas da região pela Vale estão sob responsabilidade da Paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais, e serão catalogadas e inventariadas. Entre os itens removidos estão esculturas, retábulos e alfaias litúrgicas e uma imagem da padroeira Mãe Augusta do Socorro, que é o objeto principal deste caso.

Captura de tela 2024-01-23 104824.png

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Barão de Cocais

barrinha2.jpg

Igreja N. Sra. Mãe Agusta do Socorro

 

De acordo com Gabriel Cassoli, para o Jornal Diário de Barão: "Sob o viés artístico, a imagem de Nossa Senhora Mãe Augusta do Socorro é considerada um exemplar da imaginária do período colonial mineiro." E continua: "...a imagem, que é tombada, é um bem de inestimável significado para Barão de Cocais, mas principalmente para a comunidade do Socorro, sendo depositária de grande devoção popular, vivenciada, sobretudo, durante as festividades anuais do mês agosto, que celebram a fé em sua santa padroeira, enaltecendo seus valores comunitários, religiosos, históricos e humanos."

Captura de tela 2024-01-24 113235.png

À direita:

Foto da imagem da N. Sra. Mãe Augusta do Socorro

WhatsApp Image 2024-01-16 at 17.41.34.jpeg

Segundo o dossiê de tombamento, com características barrocas e feita com erudição, belas ornamentações e riqueza de detalhes, a imagem incorpora elementos que seriam usados na arte religiosa ocidental durante todo o século XVIII. Fabricada em madeira dourada e policromada, a obra é de autoria atribuída ao Mestre de Barão de Cocais. A fim  de registrar da melhor maneira possível os detalhes da aparência e formas modeladas nessa obra de grande importância cultural e histórica, foi fundamental a utilização do escaneamento 3D de alta precisão, com texturas.

.

Criando uma réplica digital 3D

Através do escaneamento, foi possível criar uma réplica digital com mais de 20 milhões de pontos de dados. Primeiro foi obtido a nuvem de pontos com digitalização de alta precisão durante cerca de 2 horas, obtendo além das formas geométricas a textura completa da obra.

O scanner utilizado dispõe da tecnologia de luz estruturada, usada para medir a forma tridimensional de um objeto usando padrões de luz projetados e um sistema de câmera, quando a luz é projetada na superfície do objeto, os padrões ficam distorcidos devido às formas geométricas da superfície refletida. As câmeras capturam essas imagens e as enviam para o software de processamento, construindo um mapa a partir das coordenadas XYZ dos pontos das superfícies.

Captura de tela 2024-01-23 154520.png
Captura de tela 2024-01-23 154552.png

.

barrinha2.jpg

Modelo 3D sem textura

barrinha2.jpg

Modelo 3D com textura

Embora as nuvens de pontos sejam uma forma útil de mapear geometrias com precisão, os pontos das nuvens foram "conectados“, para formar uma malha triangular e um modelo utilizável com software CAD. As malhas triangulares (ou mesh models) são ricas em dados – e o processamento da conversão levou cerca de 1 hora.

Captura de tela 2024-01-23 154626.png
barrinha2.jpg

Na malha triangular a margem de tolerância utilizada foi de 0,25mm.

.

.

.

.

A alta precisão da digitalização 3D foi fundamental para capturar todos os detalhes minuciosos da obra histórica.

Captura de tela 2024-01-23 161527.png

Resultados

O modelo 3D obtido poderá agora ser utilizado como referência para futuras restaurações, construções de réplicas para conservação da imagem original, impressão 3D e armazenamento digital para consulta e estudos posteriores. Voltando ao exemplo da Igreja de Notre Dame, na França, citada no início deste artigo, o fogo consumiu boa parte do telhado e a torre acabou desabando. Mas, graças a um escaneamento prévio feito por um professor de arte chamado Andrew Tallon, a restauração está sendo viável. E você pode saber mais aqui: https://www.engineering.com/story/inside-the-model-that-may-help-restore-notre-dame

Captura de tela 2024-01-23 164215.png

 

“O património cultural é uma expressão dos modos de vida desenvolvidos por uma comunidade e transmitidos de geração em geração, incluindo costumes, práticas, lugares, objetos, expressões artísticas e valores.”

Conselho Internacional de Monumentos e Sítios

 

Portanto, o uso dessa tecnologia é essencial para garantir a preservação histórico-cultural. Preservar o patrimônio histórico e arquitetônico é manter viva a memória de uma cidade, de um país. Entre em contato conosco para mais informações!